27/11/2013

Bocage - A Morte de D. Inês de Castro

D. Inês de Castro e seu amor ilegítimo, em versos que cantam a paixão entre D. Pedro e essa heroína tão famosa em Portugal


Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de Setembro de 1765 – Lisboa, 21 de Dezembro de 1805) foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX.
A sua mãe era segunda sobrinha da célebre poetisa francesa, madame Anne-Marie Le Page du Bocage, tradutora do "Paraíso" de Milton, imitadora da "Morte de Abel", de Gessner, e autora da tragédia "As Amazonas" e do poema épico em dez cantos "A Columbiada", que lhe mereceu a coroa de louros de Voltaire e o primeiro prêmio da academia de Rouen.
Apesar das numerosas biografias publicadas após a sua morte, boa parte da sua vida permanece um mistério. Não se sabe que estudos fez, embora se deduza da sua obra que estudou os clássicos e as mitologias grega e latina, que estudou francês e também latim. A identificação das mulheres que amou é duvidosa e discutível.

Obras:
*Autor
A Morte de D. Ignez
A Pavorosa Illusão 
A Virtude Laureada 
Elegia
Improvisos de Bocage 
Mágoas Amorosas de Elmano 
Queixumes do Pastor Elmano Contra a Falsidade da Pastora Urselina

*Tradutor
As plantas
Os jardins ou a arte de aformosear as paisagens

~~~~~~~~~~~~~~
Todas as obras de Bocage estão em domínio público e, todas, em e-book. Se você é louco por clássicos e gosta de ler, tem em todos os formatos, AQUI.

Mas se prefere o amor cantado em versos no seu ouvido, que tal um áudio, gravado pelos excelentes voluntários do site LibriVox? Para garantir, hospedei o arquivo em uma conta minha. Tem 3.0MB, pequenino e cabe em qualquer dispositivo de áudio. Boa pedida para conhecer os grandes poetas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Os bons comentários são os alimentos dos blogs...