30/11/2013

Anatole France - Baltasar [resenha e download - PDF e Epub]


O QUE ACHEI:
Neste conto de Anatole France podemos pressentir a sensibilidade do grande escritor, ao descrever o efêmero, mas curioso encontro, entre um dos três Reis Magos, Baltasar e Balkis, a Rainha de Sabá. Talvez a mesma da Bíblia, que fascinou o rei Salomão com sua beleza...
E o pobre Baltasar não ficou imune... impregnando-se das fragrâncias do reino mágico de Balkis, ele também se apaixonou. 

Há muitas controvérsias sobre a verdadeira origem da célebre rainha. Alguns estudiosos dizem que ela era negra e que Sabá (Sheba, no hebraico), era o sul da Etiópia. Talvez daí advenha a inspiração de Anatole France para colocá-la como namorada do rei Baltasar... Mas não poderia ser mesma que cativou Salomão... poderia? Não, exceto se ela tivesse uns setecentos ou oitocentos anos de idade, visto que Baltasar presenciou o nascimento de Jesus Cristo e Balkis foi contemporânea de Salomão. 

Assim que a viu, Baltasar foi tomado de grande perturbação. Parecia-lhe ela mais doce que o sonho e mais bela que o desejo.
- Senhor, disse-lhe baixinho Sembobitis, cuidai de ajustar com a rainha um bom tratado de comércio.
- Acautelai-vos, senhor, acrescentou Menkera. Dizem que ela emprega a magia para se fazer amada pelos homens.




Um comentário:

Comente! Os bons comentários são os alimentos dos blogs...