23/03/2013

Resenha – O Contador de Histórias, de Alex D’Guyan

É com satisfação saber que alguns autores nacionais têm escrito utilizando o Brasil como cenário e o nosso riquíssimo Folclore como pano de fundo para suas obras, criando enredos e histórias, deixando para os outros os mitos importados que tanto povoam as prateleiras de Literatura Fantástica quanto as telas de cinema.
Alex D’Guyan vai um pouco além. Em suas histórias, ele transcreve suas experiências e conhecimentos acerca da Umbanda, a mais miscigenada das religiões: a verdadeira religião brasileira, surgida no início do século 20 em Niterói, Rio de Janeiro.
Porém, não pense que o livro “O Contador de Histórias – Contos de Amor dos Orixás e Outras Histórias” é um livro de cunho religioso. Não é. Pode até ser classificado como Literatura Fantástica, mas há ensinamentos morais bem enraizados – o que acredito que deva conter em todos os livros, mas de forma sutil, velada, e não diretamente como se acusasse o pobre leitor de imoral e ignorante. Acredito que a Literatura (e todas as formas de Arte) não deve apenas entreter, trazendo história que são só bonitas. Literatura tem que instruir, fazer pensar, tocar fundo de alguma forma.
O livro trás 19 contos narrados pelo “Velho”, o Contador de Histórias dos Orixás, que ora é simpático e humilde, ora é um pedante desagradável. Na maioria dos contos há algum personagem que precisa de algum conselho ou apoio moral, e lá está o Velho para fazer a única coisa que sabe fazer: contar histórias. E Yemanjá, Xangô, Oxanguian, Exu, Pmbagira e até Jesus Cristo são os personagens narrados nas histórias que o Velho conta. Destaque para o conto “O Leão, O Veado e O Burro”, com um humor cheio de ironia e profundo ensinamento moral, embora machista.
“O Contador de Histórias – Contos de Amor dos Orixás e Outras Histórias” de Alex D’Guyan é um livro de publicação independente, disponível para venda sob encomenda pelo Clube de Autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Os bons comentários são os alimentos dos blogs...