14/10/2012

Dossiê Jane Eyre


Jane Eyre (cinema / tv)

O famoso romance de Charlotte Brontë, escrito pela irmã da não menos famosa Emily Brontë (autora de "O Morro dos Ventos Uivantes") rendeu muito aos cinemas e às tevês inglesas (e também ao cinema norte-americano, com o filme de mesmo nome, do ano de 1944).

A história da órfã infeliz e pobre, que vai trabalhar numa mansão gótica, sombria e estranha, como governanta de uma menina, e que depois se apaixona por seu charmoso, porém misterioso patrão, já se transformou em várias minisséries.
Em 1983, a versão da BBC em onze capítulos, tinha como protagonista ao bonitão Timothy Dalton, no papel do Sr. Rochester.

Em 1996, sob a direção de Franco Zeffirelli, "Jane Eyre" ganhou mais uma versão no cinema, com William Hurt (Rochester) e Charlotte Gainsbourg.


Em 1997, mais uma versão, agora de novo para a tevê, da ITV, com o ator inglês Ciaran Hinds (Rochester) e com a inglesa Samantha Morton (Jane).

Em 2006, a série foi novamente ao ar pela BBC, em quatro partes, com a atriz Ruth Wilson (Jane) e o ator bonitão, Toby Stephens (Rochester). Apesar de algumas críticas contra a direção de Susanna White, eu gostei desta versão. O clima é gótico, como a história original (do livro) é também... embora eu ainda preferisse uma "Jane" mais bonita - a atriz Ruth Wilson, sinceramente, está muito inferior ao que eu imaginava para a Jane. Foto abaixo.

Não dá para saber se é de propósito (já que a personagem do livro é declaradamente 'feia'), efeitos de luzes, maguiagem e cenário, ou se a atriz de fato, é pouco graciosa. Mesmo assim, a beleza de Toby Stephens compensa o restante. E, para uma "novelinha" de 4 episódios, a história até que ficou interessante, arrancando alguns suspiros das moças mais românticas. Principalmente no final, quando - até que enfim, até que enfim - Jane e Rochester conseguem sanar as dúvidas que ambos tinham, sobre suas vidas e motivações.

E agora, em 2011, foi lançada mais uma versão de Jane Eyre, em outubro. O filme foi dirigido por Cary Fukunaga e tem no elenco Mia Wasikowska (Jane), Michael Fassbender (Rochester)  e Jamie Bell. O filme já estreou na Inglaterra e no Brasil.  E a cada versão, a história se torna melhor, ou pelo menos, é que se nota, com os avanços da tecnologia e o aperfeiçoamento de cenários e reconstituição da época.

As fãs do gênero novelesco agradecem!

Um comentário:

  1. A série com o Toby Stephens é minha favorita, pois gostei da forma que desenvolveram a história, além disso, ele é muito gato :-)
    Depois gostei da versão com o Michael Fassbender. Eita homem charmoso ;-)
    O livro que conta a história de Jane é um dos meus favoritos.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir

Comente! Os bons comentários são os alimentos dos blogs...