03/02/2006

Assis Cintra - Os Escândalos de Carlota Joaquina [download]



Carlota Joaquina casou-se com 10 anos de idade enquanto que o marido, o príncipe D. João, contava 17 completos. Os festejos duraram quatro dias, achando-se presentes as duas famílias reais, a de Portugal e a de Espanha, bem como a fidalgaria e a burguesia rica de ambos os países. 


De dia, realizavam-se festas, torneios, touradas; de noite, reuniões musicais, que naquele tempo se chamavam serenins, bailes e representações alegóricas e líricas. Depois das festas. D. João e Carlota Joaquina, recém-casados, partiram para Lisboa. Mas o príncipe português ia mal-humorado, pois em Viçosa, ainda no dia da benção nupcial, explodira um escândalo, dando motivo a falatórios durante muito tempo. Que escândalo teria sido esse?  Como teria estreado na vida de aventuras essa menina de 10 anos, que mais tarde seria rainha de Portugal e do Brasil, e esposa adúltera do sereníssimo e conformadíssimo rei D. João VI? Seria mesmo escandalosa essa malsinada Carlota Joaquina? Dizem as crônicas antigas e a tradição histórica que sim. E não foram poucos os escândalos... 

O livro de Assis Cintra é a reunião de pequenas crônicas, algumas até bem-humoradas, sobre a vida controvertida de Carlota Joaquina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Os bons comentários são os alimentos dos blogs...